quinta-feira, novembro 05, 2009

O mais relutante de todos os convertidos

1132929.jpg

Neste pequeno livro ficamos sabendo um pouco mais da Vida e da Obre de C. S. Lewis. Na verdade ficamos sabendo bem mais, já que seu autor, David Downing, é arguto o suficiente para misturar as duas.


Valendo-se de seu diário, de sua correspondência e dos escritos de seus amigos, Downing faz uma biografia cronológica e mostra como cada fase da vida de Lewis afetou seus muitos escritos. 


Tráz também novidades a respeito dele. Eu não sabia que Lewis envolvera-se com espiritismo. Downing mostra tanto os rastros do que ele aprendeu, como de seu repúdio. Como um exemplo marcante ele narra a assistência que Lewis prestou a um amigo que continuou aprofundando-se no espiritismo. Vendo sua agonia ao morrer Lewis anota em seu diário verdadeiros conselhos para si próprio de como encarar a vida e evitar o envolvimento de seu amigo. Estes conselhos serão repetidos por Ramsom ao 'semi-homem' - possuído pelo demônio - no romance Perelandra.


Enfim. É um livro obrigatório a quem gosta do que Lewis escreveu. Recomendo-o com alegria. Compre. Você não estará jogando dinheiro fora.

Nenhum comentário: